segunda-feira, 3 de maio de 2010

Tilt

Fui ao meu oncologista clínico hoje, Dr. Fábio. Sabe que uma das coisas que eu mais gosto nele é que ele explica tudo tintin por tintin. Ele é direto e muito sincero e, por isso, sempre me dá sustos. Vai explicando coisas complicadas e minha cabeça desesperada começa a pifar. Aí eu entro em pânico e ele, na maior paciência do mundo continua falando até eu entender o que ele quer dizer. E daí eu relaxo, porque eu sei que estou em boas mãos.
Então hoje ele começou a me explicar o resultado do exame anatomopatológico. Foi falando do susto que ele levou quando meu outro médico anjo, o Dr. Renato, meu cirurgião, disse que quando abriu a mama a encontrou toda comprometida com um tumor beeem agressivo. Isso porque fizemos 6 sessões de quimio , a mais punk segundo o Dr. Fábio, antes da cirurgia. Agora, imagine se não tivéssemos feito!
Depois começou a me explicar porque ele não acredita que eu devo voltar pra quimio. E foi aí que eu comecei a ficar meio nervosa. Começou a me explicar alguns estudos que foram feitos na Alemanha sobre a eficácia de alguns medicamentos de quimioterapia e, de repente, eu entendi que o meu tipo de câncer por ser muito agressivo, tinha 15% de chance de cura! Aí eu pirei, comecei a chorar! E então tudo virou um blablabla sem fim, não consegui entender mais nada por alguns minutos, até que.....
Concentra, Patricia, concentra! Perguntei: 15% de chance de cura? Aí ele percebeu que eu não tinha entendido nada do que ele estava falando....
15% das pessoas que fazem somente quimioterapia obtém cura total. O restante das pessoas tem que fazer outras terapias em conjunto pra obter o mesmo resultado. Então, ele só estava querendo dizer que a quimio que eu fiz foi ótima porque me proporcionou uma cirurgia menos agressiva, mas não me curou. Que pra eu ficar curada tenho que seguir com as outras terapias necessárias. Ok, ufa, a cabeça voltou a funcionar!

4 comentários:

  1. Patty querida... só tenho uma coisa a lhe dizer: você é simplesmente uma pessoa encantadora. Bjs Ju

    ResponderExcluir
  2. Ai Juju, percebe que eu estou rodeada de pessoas fofas como vc? Por isso é que eu vou ficando encantadora com o tempo, rsrsrsrsrs.
    beijoca, lindona!

    ResponderExcluir
  3. uia!
    ufa...
    mais uma, vamos em frente.

    :)

    ResponderExcluir
  4. Pati minha rainha...acho que os anjos-medicos deviam vir com teclas saps adicionais....alem das teclas de tinbytin....rsrsrs
    Ai ai....rsrsrs
    Bjo amo vc!

    ResponderExcluir