sábado, 19 de janeiro de 2013

UM DIA EU ACORDEI COM CANCÊR… E NO OUTRO DIA... NÃO.


Difícil  o que tenho de fazer agora.
Eu inaugurei este blog, e por uma ironia, eu o encerro.
Não, não sou a Patricia a dona deste blog, sou Danilo, seu marido.

Não sou a Patricia, que conduziu este blog tão bem como sua própria vida, sua própria jornada.

Pensei muito como dar esta notícia, pensei em simplesmente não dá-la, pois não queria que, esta notícia, se transformasse em uma desesperança, uma desilusão.

Falta de esperança, coisa que não vi em nenhum momento desta história. Até o ultimo instante, a Patricia esteve assim, cheia de esperança pela vida, pelas pessoas que ama, e principalmente pelo sentido que tudo isso um dia vai ter.

Sim, infelizmente estou aqui para noticiar o falecimento de Patrícia Gabriel.
No dia 26 de novembro de 2012 ela se foi.

As complicações da doença já eram inúmeras, e apesar de todo o sofrimento,  ela não se queixava, dizia apenas que estava “pouquinha” - com um pouquinho só de vida. O que nos afetava, e muito, vê-la tão pouquinha. Justo ela que sempre foi quem completava com vida, as nossas.

Agradeço a todos que acompanharam esta história, que se envolveram, torceram, rezaram e principalmente ajudaram a Patinha (assim que a chamamos) viver mais.

Mas se um dia acordamos para uma nova realidade, em um outro dia não acordamos mais...

E sem desesperança, sem desilusão, aprendemos com a Patinha “como viver”. Uma liçao não só pra quem sofre com um câncer, mas pra quem como todos nós, se depara todos os dias com este mistério que é a vida.

Obrigado.

43 comentários:

  1. Que Deus conforte seu coração e da sua família!
    Eu estou há dias com o blog aberto aqui, lendo um pouco por dia, pois tb estou passando pela doença, e hj vejo essa notícia, confesso que me emocionei, mas continuo com fé!!! Que Deus esteja conosco amém!!!

    www.blushpink.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline, continue sim, não sei explicar quem vai e quem fica mas, eu tô aqui e não sei pq pois, ja havia me entregado a doença e hj vejo q a Paty, q tanto queria ficar, se foi... acho q me odeio por tudo q escrevia antes e retirei meu blog do ar pois lá eu desmotivava todo mundo e a Paty era a única q brigava comigo e me chamava de covarde... ela se foi e a covarde ficou... é justo isso??? então, lute, não se entregue, não tente entender mas, a cura existe sim porém, tem anjos q Deus quer perto dele e não foi o meu caso e vou torcer para q não seja o seu.

      Excluir
  2. Sempre queremos um final feliz mas nem sempre são os designos.......conheci o blog hoje e ao ler a postagem final confesso que fiquei muito triste. Descobri há uma semana que estou com cancer no intestino. Vou tirar uma lição de vida desse blog e ter mais fé e coragem.
    Fique com Deus, Patricia!!

    ResponderExcluir
  3. Meus sentimentos... eu acompanhei a luta dela, a minha foi de 2005 a 2010 mas, tive uma chance de ficar para contar mas, meu coração dói qdo visito amigas que aprendi a amar e agora me deixaram aqui, sorrindo para mim e chorando por elas... Deus vc é sádico!!! não entendo mais nada, de todas eu era a mais terminal... droga...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lyca, eu entendo sua revolta... SÓ quem tem ou teve câncer, saber de fato, o drama q é essa praga... sinto muito por você...
      eu também perdi 2 amigas... perdi namorado qdo eu mais precisei dele, enfim.. mas por algum motivo, Deus permitiu q eu continuasse a viver. Forças..
      @patinhasz

      Excluir
    2. Ola Lyca, meu enteado esta lutando contra uma metastase ossea no pulmão, não tem sido fácil, com quem você se tratou? Seguem meus contatos, caso queira vou adorar conhecer um pouco da sua história de sucesso. aline.almeida@me.com - (11) 7815-2648. Obrigada Aline

      Excluir
  4. Meus sentimentos mais sinceros e de alguém que conseguiu a cura recentemente. Eu sinto muito... dói demais! Forças!
    @patinhasz

    ResponderExcluir
  5. Quando você se observar, à beira do desânimo, acelere o passo para frente, proibindo-se parar. "CHICO XAVIER".
    Fiquei muito emocionada com sua História...Abs Cristina Duncan

    ResponderExcluir
  6. Comecei recentemente minha jornada oncológica, acabei parando por aqui por acaso, acabei me identificando pq tenho um blog de culinária e agora outro sobre essa experiência... Onde quer que vc esteja, Patrícia, estou enviando minhas boas vibrações... :-)

    ResponderExcluir
  7. Caro Danilo,
    Acompanhei este blog há muito tempo e posso dizer que a Patricia deixou um legado não apenas para sua família como também para nós, que embora não a conhecemos pessoalmente, sentimos sua força, coragem e sua luta.
    Ao mesmo tempo que lamento sua imensurável perda, agradeço, creio que em nome de muita gente, por sua mensagem que ratifica aquele mesmo espírito de perseverança, tão caro à Patrícia, e que deve nortear quem passa pelo tratamento oncológico
    Há pedras e sofrimento, é verdade, mas também há vitórias e alegrias nesse caminho muitas vezes longo.
    Cada dia é um presente único e especial, que deve ser vivenciado e aproveitado ao máximo - e creio que o aproveitamento passa por uma evolução do ser humano.
    Não sei se isso ajuda, mas gostaria que vocês (sua família, seu filho) soubesse que a Patrícia me ajudou muito mesmo sem saber disso. O modo como enfrentou o câncer e encarou seus problemas - inclusive os cotidianos - não deixaram com que eu "baixasse minha guarda" nos momentos mais tristes que passei, naquela hora que começam as dúvidas sobre o "por que" e sobre o futuro.
    Penso que a morte não seja o fim, que há uma longa caminhada rumo a futuro maravilhoso. Isso me ajuda a entender e aceitar as provas presentes e lutar para ser uma pessoa melhor.
    Não sei se estou certo ou errado, mas o fato é que os vários exemplos da Patrícia reforçam esse objetivo.
    Obrigado e fique com Deus,
    Abs.
    Roberto

    ResponderExcluir
  8. Sinto muito mesmo pela Patricia! Lendo esse blog não paro de chorar por pensar em minha mãe, por vê-la sofrer e ter que segurar as lágrimas e dizer: Calma, vai dar tudo certo. É o que eu quero, o que peço à Deus todos os dias, mas não sei se será sua vontade!
    Força à todos!

    ResponderExcluir
  9. Olá sinto muita pela perda de uma pessoa tao proxima a voce,estou lendo suas mensagens e fico tao emocionada que nao consigo parar de chorar pois estou passando por este mesmo dilema com minha mãe,doi muito ver as pessoas que a gente ama sofrer desta maneira tao agressiva e nao podermos fazer nada mas temos temos que lembrar que temos um Deus que tudo pode e so ele pode nos conforta r neste momento.Fica com Deus...

    ResponderExcluir
  10. Olá Danilo,

    Sinto muito pela sua Patinha e gostaria de agradecer a ela pois minha mãe está agora com metástase óssea após 7 anos do início do tratamento do câncer de mama, e graças ao post que a Patrícia fez sobre metástase óssea, agora estou com um pouco de esperança, pois não estava vendo muito de onde tirar alguma diante desta situação de "metástase", palavra que a gente nunca quer ouvir.

    A gente nunca deveria perder nossa mãe e eu tenho sorte de ter 33 anos e por enquanto "ainda" ter a minha.

    Sinto muito por você, o filho(ou filha) de vocês que perdeu a mãe com MUITO menos tempo que eu devo perder a minha. Isso é uma droga, perder a pessoa mais especial do mundo pra gente, aquela que é especial sempre, incondicionalmente.

    Felizmente ao menos vocês puderam construir sua família juntos e espero que você seja um grande pai para seu(s) filho(s).

    Fique com Deus.
    Thiago Nicolielo

    ResponderExcluir
  11. Acabo de conhecer o blog porque pesquisava na internet sobre a medicação chamada Xeloda, que minha mãe deve tomar em breve...
    Fiquei muito surpresa e triste ao saber que a Patrícia faleceu :/
    De alguma forma, tudo que ela escreveu aqui é incrível e ela parece estar tão presente!!
    Obrigada Patrícia
    e obrigada aos familiares que não tiraram a página do ar.
    Que Deus abençoe vocês e que nunca perca a fé de dias melhores.

    ResponderExcluir
  12. Acabo de conhecer o blog da minha xará devido ao medicamento Xeloda... Meu pai acabou semana passada o terceiro ciclo... ele está péssimo! o medicamento acabou com o estômago dele!!Pq esta doença??? Ela acaba com a pessoa que por ela passa e com a família que com ela dá apoio!!! Sinto tristeza, revolta, ás vezes conformada, as vezes desiludida com a vida!!! Já li e reli este blog MUITAS VEZES... Não tem como não se emocionar, quase tudo que a Patrícia nele relatou é o que sofremos mensalmente...quimio, reações, tomografias, TCA .... Pra que tanto sofrimento...Meu pai quer ir á praia...parece que quer se despedir da vida no lugar onde ele é mais apaixonado!!! O MAR!!!!Não sei o que fazer....Danilo, muita força pra vc e seu filho, um pedacinho da Patrícia que vai ser seu pelo resto de sua vida!!! Ame mto ele, cuide com mto amor e carinho, pois uma mãe é todo em nossas vidas!!!

    ResponderExcluir
  13. Gente por favor me ajudem, estou desesperada,,,,minha mãe esta com metástase óssea na coluna e agora parece que já passou para as pernas por que ela não está andando mais,,,, não sei mais o que fazer ,,, sem contar que deu infecção urinária fortíssima nela. não quero ver minha mãe sofrer assim. O que eu posso fazer por ela?

    ResponderExcluir
  14. Olá! Somos pesquisadores de design e informática. Estamos realizando um projeto de pesquisa sobre como a tecnologia em informática pode ajudar envolvidos profissionais de saúde e pacientes em oncologia. Você poderia ajudar, respondendo a esta pesquisa e/ou repassando a pessoas conhecidas? É uma pesquisa rápida e leva menos de 10 minutos. Muito obrigada. =)

    https://docs.google.com/forms/d/1MFtU8qhPFEkhBFwuP0Imz5_tC04QXpn0yNAepYQR74U/viewform

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Meu nome é Else e gostaria de divulgar a existência de uma linha de cosméticos que foi desenvolvida com o objetivo de minimizar a entrada de química nociva no organismo, principalmente durante o período químioterápico, radioterápico e recuperação.
    www.futuronatural.com.br

    ResponderExcluir
  16. Acabei de conhecer o blog :( tb tenho essa doenca horrivel que nao so tira a nossa alegria, mas a vida tb... Criei um blog cancerdemama44@gmail.com, sem sequer imaginar q tem gente como a Patricia q um dia deixam de escrever porq essa doenca ainda tira do nosso meio pessoas boas como ela foi... Sinto muiiiiito Danilo! Fica c DEUS.

    ResponderExcluir
  17. A vida não termina aqui,eu creio,também estou enfrentando esta doença,e também criei blog. Espero que a Patinha olhe por mim de lá do céu. http://mulherrenascendoacadadia.blogspot.com.br/2014/01/medidinha-certa-so-que-nao.html

    ResponderExcluir
  18. infelismente a dona do blog veio a falecer

    ResponderExcluir
  19. Por acaso encontrei esse blog,por acaso? Sei lá! Muito triste com a morte da Patricia,ela queria tanto viver,ela precisava tanto viver,mas quando amamos alguém ,ele nunca morrerá,ao menos dentro de nós!

    ResponderExcluir
  20. Encontrei este blog, por ter muitos casos de câncer na família e ter perdido uma tia ontem, este assunto me preocupa, me revolta e me dá medo.Se câncer for realmente genético, me considero futuramente parte desta história. Me deixa muito triste , ver pessoas lutando,lutando e pedindo a Deus e acabar desta maneira... Sei que de maneira alguma não podemos perder a esperança e ter Fé que apesar da morte, a vida continua. Nunca desistir !!!

    ResponderExcluir
  21. Caros,

    Gostaria de pedir sua ajuda para divulgar a síntese que escrevi da literatura científica sobre a relação entre alimentação, estilo de vida e câncer, com 14 recomendações práticas para prevenir o câncer e auxiliar seu tratamento.

    De acordo com o Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer, a maioria dessa recomendações são também preciosas para melhorar a saúde em geral e para prevenir doenças cardiovasculares.

    Esse é o único texto a reunir essas 14 recomendações, a listar alimentos anticâncer e a explicar de maneira simples, breve e compreensível como o câncer desenvolve-se, sua relações com a alimentação e o estilo de vida, e o atual estado da pesquisa científica no assunto.

    O artigo, originalmente escrito em português, foi traduzido para o inglês e para o francês, e está sendo traduzido para o espanhol por uma voluntária. Ele está sendo divulgado através da página Facebook www.facebook.com/TheAnticancerProject.

    Ele foi divulgado no blog do Nassif hoje: http://jornalggn.com.br/noticia/as-recomendacoes-para-prevenir-e-auxiliar-no-tratamento-do-cancer

    Se apreciarem o trabalho, por favor ajudem-me a divulgar a página Facebook! Eu estou certo de que esse artigo pode impactar positivamente a vida de muitas pessoas.

    Periodicamente, publicarei na página as novas descobertas da ciência no que tange a temática do artigo. No momento estou postando mais conteúdo em inglês (que não é visível para quem usa o Facebook em português), mas pretendo aumentar a frequência de minhas postagens em português.

    Desde já, muito obrigado por sua atenção/ajuda!

    Cordialmente,

    Caio Guimarães Souza

    ResponderExcluir
  22. Pois é, ela, a Patricia, continua viva, hoje me deparei com seu blog, me emocionei, me encontrei com ela... Deus a abençoe!
    Roberta Martins Silva
    berta_martinss@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Patricia....só hj conheci seu blog!Vc ainda esta viva em algum lugar e aqui na terra deixou seu legado de coragem !Descanse em paz....e muito obrigado pelas informações aqui postadas!Namastê

    ResponderExcluir
  24. Fato!!! Tenho um blog e pensei em escrever outro sobre este assunto e localizei este blog. Realmente a Patricia deixou uma linda história de vida, que serve de exemplo para todos nós. Perdi meu companheiro, amigo, meu grande amor em 2001 com câncer. Juntos aprendemos muito. Apesar da doença conseguimos viver neste período momentos felizes. Patricia descanse em paz.

    ResponderExcluir
  25. Olá Danilo, maravilhoso o Blog da sua esposa, estou criando um blog, na intenção de promover um ideia baseada nos Maggie´s Centre que acontece na Europa. Estou fazendo meu TFG sobre isso, é a criação de espaços em escala residencial que possam oferecer apoio dinâmico, físico e psicológico para pacientes em tratamento e familiares, com atividades físicas, artísticas, grupos de apoio, workshops tudo em um mesmo local, ou simplesmente o uso rápido pela necessidade de usar uma cozinha por exemplo. Então, convido você a deixar seu relato no meu e-mail para que eu possa publicar e utilizar no meu TFG ou mesmo no blog sobre a história de vocês, e se entende como minha proposta poderia ter trazido ao menos mais conforto na vida de vocês naquele período. É muito importante para mim, e tanta outras pessoas. Muito Obrigada!

    Blog chama: Arquitetura Tratando Cancer e o link: http://arquiteturatratandocancer.blogspot.com.br/
    email: alcury@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. muito emocionada aqui ,com a historia da sua Paty

    ResponderExcluir
  27. ♥ Oi amigas, sou Josiane de Campinas-Sp ♥
    ♥ Condolencias...que Deus, Cristo e o Espírito Santo comfortem á familia, parentes, amigos e todos que à amavam. As vezes é difícil aceitar a vontade de Deus, ("Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão."-Deuteronomio 32:39), mas Deus, Cristo e o Espírito Santo existem e vão nos ajudar.

    ResponderExcluir
  28. ♥ Assista de seu Computador ♥
    ocaminhoantigo.tv

    ♥ E no Youtube ♥
    O Caminho Antigo HD

    ResponderExcluir
  29. E uma luta constante é um sofrimento muito grande, como já contei no texto acima meu pai teve câncer de próstata muito novo já era um caso grave na época, mais passamos por tudo e aos poucos fomos nos alegrando, pois observamos que ele já estava curado, o medico disse que se o câncer não voltasse em dez anos meu pai estaria curado, bem quando deu cinco anos nos exames do psa o medico disse que no corpo do meu pai tinha células cancerígenas e que precisaria de uma radioterapia com urgência fizemos 40 sessões de radioterapia e quando ele foi realizar o exame o psa dele estava baixo amem e assim estávamos controlando no ano passado meu pai fez o exame que não deu esse câncer e na semana passada ele já não aguentou de dor no corpo e foi internado ele e nós não sabíamos que era esse mal do câncer metástase óssea foi horrível saber, pois os médicos não tiveram dor de nós e falaram que meu pai vai morrer disso eu não vou abaixar minha cabeça conheço um Deus que tudo pode fazer e creio nele e quando meu pai for curado volto aqui para contar a vocês. Semana que vem ele vai começar um tratamento o principal tratamento inicial é com a manipulação hormonal que tem como objetivo diminuir os níveis de testosterona que serve como alimento ao tumor. Essa manipulação hormonal pode ser realizada inicialmente com a administração de medicamentos hormonais ou a realização de cirurgia nos testículos. Meu pai não vai ser um homem normal com esse tratamento, pois não se tem ereção e ele nem sabe jesus nós der força para enfrentar tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li a sua história... comovente.
      Dois anos se passaram gostaria de saber como está seu pai?
      Espero que esteja tudo bem com ele.

      Excluir
  30. Danilo, que Deus sempre dê o conforto necessário a vc e ao seu filho.
    Conheci o blog a 2 meses quando em desespero descobri que minha mãe estava com metastase hepática. Me deparei com essa sua postagem triste mas não quis acreditar que minha mãe iria partir também. Em poucos dias ela se foi e ainda estou no período de dor aguda por sua perda. Hoje tive a coragem de ler todo o blog, a história de luta da sua esposa e de deixar meu depoimento de força, pois a dor pode passar, mas a saudade nunca. Deus os conforte!

    ResponderExcluir
  31. Danilo , que a paz de Deus esteja convosco ! Com todos nós! Amém!

    Eu achei o blog pois estava pesquisando como poderia ajudar a minha sogra a se sentir um pouco melhor , pois ela está com câncer de mama e nos ossos . Ela é uma guerreira e eu me arrependo muito de não ter aproveitado todos os outros anos que passaram e ela estava bem ao meu lado . 8 anos atrás ela teve o câncer de mama e se curou , mas agora ele retornou e eu não sei ao certo se ja está agressivo ou não, mas uma coiss eu sei , a vontade de viver dela é admirável. Ela agradece a Deus pela doença, pois sem essa doença ela jamais teria a ido pra igreja se apegar ao nosso Deus . Ela realmente leva a sério a questão do " Em tudo dai graças " . Ela é um exemplo a ser seguido . Eu sinceramente pensei que ela ia ficar questionando nosso Deus , e que até sairia da igreja , mas o testemunho de vida dela é lindo , pois mesmo com os problemas de saúde e as limitações que os mesmos acometem , ela está firme e forte na fé e na presença de Deus!
    Admiro o seu posicionamento e o de todos os parceiros dessas mulheres , assim como admiro o meu sogro . Na saúde e na doença. Sejam fiéis a esta promessa.
    Minha sogra pede a Deus para viver, mas ao mesmo tempo ela tbm confia nos planos de Deus , e sabe que se Deus recolher ela para o sono eterno , ela sabe que será somente um sono mesmo , e que ela e todos aqueles que se foram , iram acordar quando nosso Senhor Jesus Cristo voltar para nos buscar e nos levar para a nova Canaã, para a terra que emana leite e mel , onde não haverá mais lágrimas, doenças ou dor .
    Sejam todos abençoados pelo nosso Senhor Jesus Cristo ! Ele salva , ele restitui, ele renova e ele cura ! Apeguem- se em Deus !!!!

    ResponderExcluir
  32. Comecei a ler esse blog e pulei para a última postagem, esperava um final feliz...e fiquei muito triste, me segurei para não chorar.. meu marido tem câncer , e deu metástase e hj tenho medo, muito medo..tenho fé mas é difícil ter fé...estou indo e vindo do hospital, quando vejo ele triste tento animá-lo, muitos dizem que sou forte mas não sabe da minha dor no peito, dor no coração, estou sorrindo mas meu coração está sangrando, quero que fique bem, rezo sempre para o seu bem e sua cura e agradeço por acordar ao lado dele...estou falando da minha dor que vc já conheça pois já passou por isso, espero que esteja bem...firme e forte...e assim vamos vivendo pois a vida nem sempre é como gostaríamos né? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi ,nos sempre carregamos muitas coisas ,e todos realmente acham q somos fortes e o q mais queremos e´um abraço e um carinho e mais nada ,nem precisa falar ,e so apoiar a nossa cabeça e nos deixa chorar ,bjos e fique forte ,deus nos ampara

      Excluir
  33. Li somente agora todas as mensagens deste blog. Sorri e chorei com a Patrícia e tem um pedacinho dela perpetuado em cada coração que se conectou com ela. Minha mãe está há 3 anos e 5 meses com metástase cerebral, óssea e pulmonar proveniente do câncer de mama. Uma guerreira como a Patrícia. A história e a luta delas são uma grande força pra nós (além de todo sofrimento). Paz a todos.

    ResponderExcluir
  34. Li somente agora todas as mensagens deste blog. Sorri e chorei com a Patrícia e tem um pedacinho dela perpetuado em cada coração que se conectou com ela. Minha mãe está há 3 anos e 5 meses com metástase cerebral, óssea e pulmonar proveniente do câncer de mama. Uma guerreira como a Patrícia. A história e a luta delas são uma grande força pra nós (além de todo sofrimento). Paz a todos.

    ResponderExcluir
  35. Patinha, fique em paz. A sua jornada continuará a ser uma inspiração luminosa para todos nós...

    ResponderExcluir
  36. Ai, que medo. Também estou com meta óssea, após ca de mama. Não resisti e li tudo, pq sou mais curiosa que cuidadosa. Danilo, lamento muito sua perda.

    ResponderExcluir
  37. danilo sinto por vc,hoje vou pegar o resultado da minha biopsia ,nn vou conseguir dormir sem um calmante,to com muito medo ,chega a doer ,mas vejo q sua mulher foi uma lutadora ,mesmo ela nn estando mais entre nos ,é uma vencedora ,q deus ilumine sua vida e d sua familia

    ResponderExcluir
  38. Grande inspiração luminosa para todos nós...

    Muito bom...

    ResponderExcluir