quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Outubro Rosa

Nem tinha percebido que não falei exatamente que tipo de câncer eu ainda tenho, e como foi a minha descoberta.

No ano passado percebi um nódulo na mama direita que começou, de repente, a inchar e expelir uma secreção com pus e sangue pelo mamilo. Fui ao médico e fiz alguns exames que concluíram que era apenas um nódulo inflamado. Fiz o tratamento e deveria ter voltado ao médico no começo do ano, mas não voltei. Como o nódulo diminuiu, eu achei que estava tudo bem. Me envolvi na minha correria de faculdade, trabalho, família, casa.....e deixei passar até que.....o nódulo voltou a crescer, a secreção reapareceu e meu seio foi ficando enorme, e vermelho e quente. E então, meu médico resolveu me internar porque meu convênio estava enrolando pra liberar meus pedidos de exames.

Diagnótico: carcinoma inflamatório grau 2. O que é bom e ruim. É bom porque é começo, é ruim porque se alastra com facilidade. Fico pensando que eu tenho que agradecer porque inflamou, o que me obrigou a voltar a procurar meu médico e começar o tratamento rapidamente. Por isso o diagnóstico precoce é tão importante. E, neste mês, acontece uma campanha de alerta e luta contra o câncer.


Outubro Rosa é um movimento surgido há mais de dez anos na Califórnia. Outubro foi o mês escolhido para a luta contra o câncer de mama como um esforço mundial para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença. No Brasil, durante todo o mês, diversos eventos vão colorir de cor-de-rosa importantes pontos do país para alertar a população sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce, ressaltando que o exame mamográfico é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos.

O autoexame das mamas continua sendo importante, mas não deve ser uma ação isolada porque quando o tumor atinge o tamanho suficiente para ser palpado, já não está mais no estágio inicial, e as chances de cura diminuem.
(informações do site www.mulherconsciente.com.br)

Mas fico pensando que como a mamografia é indicada somente para mulheres acima dos 40anos, o que resta para as mulheres abaixo dessa idade é realmente o autoexame. Como no meu caso, 32 anos, tive filho antes dos 30, amamentei por mais de 1 ano, não tenho nenhum caso na família, em resumo, nenhuma predisposição ao câncer, nenhuma necessidade de exames periódicos preventivos. Só o autoexame. Melhor do que nada, mesmo!

6 comentários:

  1. Pati, não sei se vc vai lembrar de mim, nos conhecemos quando vc estava grávida do Ettore, numa festa da Movietrack (tenho uma foto desse dia!). Nunca mais nos vimos, mas continuei tendo contato com o Danilo através do trabalho.
    Enfim, esse contato é pra dizer que vou torcer pra que vc fique boa logo! Siga cada dia com muita fé. Vou acompanhar seu blog, seu relato é tão sincero que emociona. Um beijo,
    Luciane

    ResponderExcluir
  2. Minha médica pediu para eu fazer mesmo antes dos 40. E fiz. Tem que fazer eu acho! Legal vc ter divulgado sobre o outubro Rosa e parabéns pr esse novo projeto de vc(s)!

    bjs
    Vou linkar no meu

    ResponderExcluir
  3. Pati, eu pedi pra fazer mamografia pra minha medica! Tb acho um absurdo faze-la so depois dos 40! Nao conhecia esse movimento, adorei, vou adicionar! bjo, Linda!
    Lu

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, meninas, a gente tem que se cuidar!
    beijo

    ResponderExcluir
  5. Patrícia,
    Te escrevo pela primeira vez e sem querer, pois trabalho e amo culinária e seus ramos a 20 anos + ou - e trabalhei no D.O.M. com o Alex (excelente pessoa) e acho sensacional o Rogério Shimura, e temos muitas ocasiões em comum: primeiro, nasci em 1955, gêmeo, minha mãe tinha RH-, de 6 meses e com racionamento de luz (encubadeira). segundo, fui previlegiado por nascer sob o mesmo signo que vc, Leão (sempre na luta). terceiro porque já tive por três vezes, cancer de pele, melanomas, que controlo sempre e já me acostumei, ignorando-os, como se fosse sempre à minha podóloga, só cuidar e manter.
    E o recado é o seguinte, repetindo mais uma vez, somos de Leão, trocamos nossa "juba", de tempos em tempos, para que venha mais forte e bonita, somos de luta, força e nos formatamos conforme a ocasião e sempre em objetivos finais propostos. Por isto tudo, o futuro brevemente será passado e aprenderás mais uma lição e saberá lidar com ela. Felicidades a vc e sua família. Abs

    ResponderExcluir
  6. Zé,
    Concordo com você, somos forte e estamos sempre na luta. Acho mesmo que é uma troca de juba, uma troca de pele, uma troca de valores e prioridades, um "sacode". E por mais que pareça ruim, vem pro bem, vem pra fortalecer.
    É um prazer ter você por aqui.

    ResponderExcluir