sexta-feira, 2 de outubro de 2009

um dia eu acordei com câncer

“Sempre que eu saio daqui do hospital, bem ali na faixa de pedestre, eu olho aqui pro décimo andar pra ver se você está me olhando”.
“Não, eu não gosto de ver vocês indo embora”. Ela me respondeu com sorriso tímido e melancólico.
Fiquei por um instante, pensativo, olhando aquela vista do décimo andar daquele hospital.
Nos despedimos mais uma vez, igual aos outros dias. Quando saí, evitando não me mostrar fragilizado, evitei olhá-la diretamente nos olhos. Numa fração de segundos percebi que ela também me evitava.
Desci. Desta vez, com o pequeno no colo. Na faixa de pedestre sabia que ela estaria ali nos olhando. Olhei pra cima, sorri triste, e vi sua silhueta.
Primeiro acenei. Sorri quase descontrolado. Ela ergueu as mãos de maneira contida e delicada.
Falei para o pequeno: “Olha! Lá em cima!” ele ingênuo, acenou afobado e sorridente.
“Cadê? Onde?” ele questionava sem parar de acenar. Quase respondi “Ali, no décimo andar”, algo estúpido demais pra se dizer para uma criança de três anos. Ela tentando se fazer percebida, acenou ainda mais forte.
Sabia que ela deveria estar chorando. Mesmo sem saber pra onde, o pequeno continuava se despedindo. Virei de costas, enxuguei meus olhos. Agora, ela sabia que eu estava chorando.
No carro, ainda mais distante, depois de deixar o pequeno devidamente amarrado e seguro na sua cadeirinha no banco de trás, dou a volta e chego à porta do motorista. Instintivamente olho para o décimo andar. Sua silhueta continua lá. Eu tento demonstrar positividade e gesticulo com segurança e confiança - um “tchau” eufórico e firme. Mais uma vez, menti pra ela. Entrei no carro e chorei até em casa... A nossa casa.


Foi meu marido, o Dan, quem escreveu o texto acima quando eu estava internada e recebi meu diagnóstico. Passado o impacto da notícia, de verdade, eu não estava mais me sentindo assim, triste. Tenho muita confiança nos meus médicos e no meu tratamento. Tenho me sentido tão bem emocionalmente que dispensei todos os calmantes e antidepressivos ainda no hospital.
Faz 13 dias que eu fiz minha primeira sessão de quimioterapia. E, apesar de ter passado muito mal com as reações dos medicamentos da quimio, estava me sentindo forte. Acho que forte é a palavra que realmente descrevia meu estado de espírito.
Parece besteira, pelo menos pra mim era uma besteira, mas hoje meu cabelo começou a cair e me doeu. Eu sei que vai cair mesmo, entendo porque, sei que vai crescer de novo, mas é simbólico! Simboliza pra mim e pra todo mundo o meu câncer, mostra definitivamente que começa uma outra vida!

15 comentários:

  1. Puts, esse texto do Dan é de estraçalhar! Num é que me deu um nó na garganta... me deu um emaranhado, um bolo de nós cegos! Ufff... E ao mesmo tempo linda a maneira como ele escreveu e o tanto de emoções que transborda de cada linha.
    Vocês são foda! Muito poder.

    Forte é uma palavra que sempre usei pra te descrever e agora, ainda mais! Eu fico passada e orgulhosa dessa tua força. E porque é você, com toda essa força Pat-mega-power, que eu fico tão otimista.

    Patinha, segura a peteca! Daqui emanamos carga máxima de positive vibrations!

    Beijos cheios de amor,
    Clau, Lu & Lina

    PS: Eu sei que agora é tudo diferente, outro momento, outro processo e outros porquês, mas pelo menos a gente ja viu e já sabe que vc fica linda careca ;)

    ResponderExcluir
  2. Não da pra ficar imune a esse texto, nao dá pra ficar sem nó na garganta, vontade de sair correndo, abraçar os 3 ao mesmo tempo e bem apertado. Foi foda ler isso sem chorar, nao deu mesmo. Vc é foda, vc é guerreira, vai dar tudo certo, eu sei. Bjo amamos vc! Sempre linda!
    Lu e Ale

    ResponderExcluir
  3. é p/ isso que o dan fez o cursinho de roteiro???
    p/ fazer nego chorar?! (rsrsrs molhados)

    lindo o texto
    vcs sempre foram transparentes, mas esse peito aberto de agora é de impressionar.

    a nova vida começou...

    orgulho em ser amigo, em ser de casa (bendita NEO)
    linda a foto de sua vista do hospital.

    bj,

    ResponderExcluir
  4. Tô sem palavras ... sem reação !
    Vcs são iluminados, meu coração tá apertado, mas minha fé em Deus é imensa e vai dar td certo !!!
    Amo vcs !!

    ResponderExcluir
  5. Querida, não há o que não se resolva na cozinha da casa amarela. Lá, todas as energia boas da vida circulam soberanas.
    Um beijo grande e muita força para vcs todos.

    ResponderExcluir
  6. Pati!!!

    Essa vai ser mais uma batalha de tantas q vcs já enfrentaram, e também mais uma que vcs irão VENCER!!!
    Vc tá linda!!!

    Bjo pra vcs!!!

    Ana Cecília

    ResponderExcluir
  7. Não consigo parar de chorar...
    Amo muito vcs!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Pat,
    Vim fuçando o seu facebook até aqui, nem te vi e já percebi a força maravilhosa que tens...Eu, que já passei por isso,fiquei até surpresa com o grau de emoção que esse texto me passou.
    Linda família! Força! Tudo vai dar certo :)

    ResponderExcluir
  9. Vai dar certo sim, Nuna. Já está passando...Família linda e muitos amigos queridos...só pode ficar tudo bem!
    beijo

    ResponderExcluir
  10. Vcs sao inacreditaveis!

    A nova vida vai ser linda, sim. De crescimento e aprendizado.

    Estarei sempre ao lado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Não tem como não chorar, principalmente quando voce sai com o Danilo e o Ettore do hospital ele diz " Sempre olho lá no deciomo pra ver se ela está lá, bobeira, mas eu olho". E vai visita-la todos dias pra tentar mostrar q ela tm os amigos, q a apoiam, e tentar mostrar q é forte, segurar uma lágrima, forcar um sorriso... tudo pra tentar dar um pouco de tranquilidade e segurança.

    Saiba que sempre estarei aqui por perto para oq precisar ta??

    Um beijooo em toda a familia e um especial pra vc minha linda.

    ResponderExcluir
  12. sem comentarios...texto lindo do dan...
    voce é muito forte que eu sei!!!...por isso tudo vai dar certo, ou melhor ja esta dando !!
    bjus querida

    amo

    camila t

    ResponderExcluir
  13. Parece que sempre terá um dia que a gente há de encontrar com nossa fragilidade, descobrir que daí que vem nossa força...

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus q lindo texto hein Dan ... tenha a certeza que a Patricia esta nos bracos do SENHOR !! A dor acabou ...

    ResponderExcluir