quinta-feira, 26 de maio de 2011

Trocas

Aconteceu uma coisa que, pra mim, foi muito interessante. Uma amiga me ligou um dia desses pra me perguntar se podia passar meu telefone pra uma mãe da escolinha que sua filha frequenta pois ela estava precisando com urgência do Xeloda. E como eu passei por toda a via crucis pra conseguí-lo, podia ter informações boas e úteis. Com certeza nos falamos e fiz o que pude pra ajudar.  Mas não consegui ajudá-la além de passar as informações que tinha em mãos. Como essa situação me angustiou.... A sensação que eu tive foi exatamente a que tive quando estava correndo atrás do meu remédio. Uma pessoa que nunca vi e me comoveu e me preocupou tanto! Ela conseguiu o remédio pelo SUS no tempo previsto pra começar o tratamento. Fiquei muito feliz!
Mas o que achei tão interessante é que estamos todos ligados. E que é muito fácil desejar coisas boas pra quem a gente gosta, que é fácil querer ajudar quem a gente conhece, mas tenho recebido tanto de pessoas que eu nunca vi, nem falei, que aos poucos, essa rede de boas energias vai crescendo. Essa troca de informações, de carinho, acho que vão me mostrando aos poucos o que significa compaixão, de verdade.

"Compaixão é reconhecer no outro sua natureza estável, perfeita, luminosa, sua condição verdadeira, quebrando o encanto dos jogos mentais que estão produzindo as complicações." Lama Padma Santem

E posso completar assim: .... que estão produzindo as complicações e nos distanciando uns dos outros. Essas trocas nos reconectam, e isso é ótimo e necessário!


10 comentários:

  1. Pati querida.... seu texto veio de encontro a uma experiência vivida e muito semelhante à sua. Uma amiga, que ainda não tive a honra de conhecê-la pessoalmente, mas a considero como tal mandou um e-mail pedindo indicações de médicos pois seu filho tem um cancer e precisa fazer um transplante. Redirecionei aos meus amigos (inclusive vc, lembra?) e conhecidos pedindo indicações. Impressionante como a solidaridade ultrapassa os limites racionais. Em menos de 02 horas recebi uma avalanche de respostas... e a cada e-mail recebido meus olhos enchiam-se de lágrimas. Todos se sensibilizando com a dor de um ser humano que nunca conheceram, mas que se tornam ligados por um sentimento intenso e verdadeiro: solidariedade.

    Querida, acompanho silênciosa sua batalha e seus relatos. E orgulho-me por você se despir de todas as dores e receios para ajudar quem quer que seja. Você é maravilhosa. Bjs Ju

    ResponderExcluir
  2. Oie Patrícia...há alguns meses escrevi para vc pois meu pai estava com cancer e precisava na época do xeloda. Conseguimos o remédio mas infelizmente ele não sobreviveu...no caso dele a doença já estava em estágio muito avançado e mesmo com o tratamento deu metástase muito rápido.Parece que minha vida não faz mais sentido depois que ele se foi e minha vontade as vezes é de sumir. Aí me lembrei do seu blog e das coisas que li aqui. Isso me deu um animo, pq vejo o quanto vc é uma pessoa positiva e que eu preciso neste momento ser forte como vc, principalmente p ajudar minha família. Então estou escrevendo p lhe dizer mto obrigada...e q estou contente q seu tratamento está dando certo, estou torcendo por vc! Um beijo, Ana.

    ResponderExcluir
  3. Ana, fico realmente muito triste em saber do seu pai e imagino sua dor. Também perdi meu pai pro câncer. É uma luta muito desigual.
    Me comove saber que de alguma maneira consegui, com o relato das minhas experiências, te dar alguma coisa/sensação boa, de ânimo. Eu que te agradeço por dividir isso comigo, te agradeço por estar por aqui, pertinho. Vou ficar por aqui torcendo pro seu coração acalmar, ficar em paz. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  4. pati,
    como outras pessoas, noutros cantos, vc também começou um movimento. entrou nessa onda que não diminui e não cessa. que se alastra, multiplica e leva luz por onde passa. a Corrente do Bem.

    :)

    ResponderExcluir
  5. Patrícia, os seus relatos nos lembram que amar ainda vale a pena...amar incondicionalmente aquele que não conhecemos, por que quando fazemos o bem, de alguma forma ele volta pra gente. Que todo o bem que vc faz volte pra vc de alguma ou de qualquer forma. Grande abraço.
    Núbia (nubia_oliveiras@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  6. Pati,
    Quando li o seu texto me emocionei, tive a certeza do quanto você é especial,estou com muita saudade, penso em você sempre.
    Fica com Deus amiga.
    Te amo!
    Rita

    ResponderExcluir
  7. Ai Ritinha! Saudade gigante! Tenho pensado muito em vc, quero muito muito te ver amiga!
    Amor enorme!

    ResponderExcluir
  8. Patricia muito obrigada pela sua msg. Fiquei emocionada e isso está me fazendo chorar (agora...=))
    Realmente é uma luta desigual. Agora estou numa fase de revolta e de querer procurar uma resposta do motivo de Deus te-lo levado desta vida.
    Um beijão... continuo torcendo por vc!
    Ana

    ResponderExcluir
  9. Pra todos nós, com muito carinho:

    “Quando tudo está perdido, quando nenhum controle funciona mais, nada está perdido. Lembre-se: nossa natureza segue intacta.”

    Lama Padma Samten

    ResponderExcluir